20.4 C
Kóka
sexta-feira, 1 agosto, 2025 8:14: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Trump deve anunciar controle dos EUA em parceria com Nippon Steel

Presidente fará discurso em fábrica da U.S. Steel e promete manter comando americano na empresa mesmo após acordo bilionário

Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos, 31 de maio de 2025, Terra – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve anunciar nesta sexta-feira (30) em um comício na fábrica da U.S. Steel, na Pensilvânia, que o país manterá o controle sobre a empresa mesmo após a aprovação da parceria bilionária com a japonesa Nippon Steel. O tema se tornou central na campanha presidencial e nas discussões sobre segurança nacional e empregos na indústria do aço americana.

Trump tem sinalizado apoio à chamada “parceria planejada” entre a U.S. Steel e a Nippon Steel, mas reiterou que a empresa continuará sob comando americano. Segundo o presidente, o acordo prevê que a sede da U.S. Steel permanecerá em Pittsburgh e que os Estados Unidos terão poder de decisão sobre a companhia, mesmo com o investimento de US$ 14,9 bilhões da Nippon Steel. A expectativa é de criação de 70 mil empregos e injeção de US$ 14 bilhões na economia americana nos próximos 14 meses.

“Será controlada pelos Estados Unidos. Caso contrário, não faria o acordo”, afirmou Trump em declarações recentes.

Segundo fontes do Congresso e da imprensa americana, o governo dos EUA poderá receber uma “golden share”, mecanismo que garante poder de veto sobre decisões estratégicas, como nomeação e destituição de membros do conselho da U.S. Steel. O senador David McCormick, da Pensilvânia, destacou que o CEO e a maioria dos conselheiros serão norte-americanos, reforçando o compromisso de manter a empresa sob influência nacional.

A Nippon Steel ainda não se pronunciou oficialmente sobre os novos termos. O acordo, que enfrentou resistência de sindicatos e foi alvo de duas análises de segurança nacional, representa o maior investimento da história da Pensilvânia. A expectativa é que o anúncio de Trump encerre um impasse de 18 meses em torno da aquisição e sinalize um novo capítulo para a indústria siderúrgica dos Estados Unidos.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img