Tóquio, Província de Tóquio, Japão – 8 de maio de 2025, NHK – O homem suspeito de esfaquear um estudante universitário na estação Todaimae, na linha Namboku do metrô de Tóquio, permaneceu cerca de 30 minutos dentro da área de bilhetes antes de cometer o ataque na noite de quarta-feira (7).
De acordo com a investigação, Yoshitaka Toda, de 43 anos, não teve contato prévio com a vítima antes da agressão. Câmeras de segurança registraram o suspeito entrando no banheiro da estação e depois sentando-se em um banco, aparentemente observando o movimento no local.
“Ele estava parado lá, como se estivesse esperando alguma coisa… mas ninguém imaginava que algo assim aconteceria”, disse um dos passageiros presentes na estação.
O ataque ocorreu pouco antes das 19h, quando o universitário esperava pelo trem na plataforma. Toda se aproximou inesperadamente e o golpeou diversas vezes com uma faca. A vítima conseguiu fugir para dentro de um dos vagões, mas foi perseguida pelo agressor, que continuou os ataques mesmo dentro do trem.
Um dos passageiros reagiu e ajudou a conter o suspeito, sofrendo ferimentos nas mãos durante a intervenção. A polícia chegou rapidamente ao local e prendeu Toda em flagrante por tentativa de homicídio.
Segundo as autoridades, Toda se recusa a responder às perguntas dos investigadores, o que tem dificultado a compreensão do motivo por trás do ataque. A polícia trabalha com a hipótese de que o agressor não conhecia a vítima, reforçando a teoria de que o crime foi aleatório.
O caso reacende o debate sobre a segurança nos sistemas de transporte urbano no Japão e levanta preocupações quanto ao monitoramento de comportamentos suspeitos em locais públicos de grande circulação.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am