Koror, Estado de Koror, Palau, 17 de maio de 2025, NHK – Ossadas aparentes de soldados japoneses mortos durante a Segunda Guerra Mundial foram encontradas recentemente em uma cova coletiva na ilha de Peleliu, em Palau, no Oceano Pacífico. A descoberta foi feita na sexta-feira (16) por representantes da Associação Japonesa para Recuperação e Repatriação de Vítimas de Guerra, que está em missão oficial na região.
A ilha de Peleliu foi palco de uma das batalhas mais sangrentas do conflito no Pacífico, em 1944, entre as forças dos Estados Unidos e o então Exército Imperial do Japão. Estima-se que mais de 10 mil soldados japoneses tenham morrido na batalha. Desses, aproximadamente 2.400 corpos ainda não haviam sido localizados.
A cova coletiva onde os restos foram descobertos é considerada um dos locais que abrigariam até 1.086 corpos. Durante a escavação, diversos restos mortais foram encontrados empilhados de forma desorganizada. A associação pretende coletar amostras dos restos para testes de DNA no Japão. Caso seja confirmada a origem japonesa, os corpos serão repatriados.
A missão da associação está programada para continuar na ilha de Peleliu até o dia 24 de maio. A repatriação dos restos mortais será realizada conforme os testes de identificação avançarem.
A operação reflete os contínuos esforços do governo japonês em honrar a memória de seus soldados e devolver dignidade aos que caíram longe de casa durante a guerra.
- Líder pró-democracia de Macao é preso sob lei de segurança - 1 de agosto de 2025 5:30 am
- Exposição celebra 150 anos de laços no beisebol entre Japão-EUA - 1 de agosto de 2025 5:22 am
- Ministério da Agricultura do Japão age contra forte calor deste verão - 1 de agosto de 2025 5:13 am