21 C
Kóka
segunda-feira, 23 junho, 2025 9:07: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Restos de soldados japoneses e equipamentos da Segunda Guerra são encontrados em Palau

Equipe japonesa localiza ossadas em cova coletiva na Ilha de Peleliu, 80 anos após batalha sangrenta da Segunda Guerra

Koror, Estado de Koror, Palau, 17 de maio de 2025, NHK – Ossadas aparentes de soldados japoneses mortos durante a Segunda Guerra Mundial foram encontradas recentemente em uma cova coletiva na ilha de Peleliu, em Palau, no Oceano Pacífico. A descoberta foi feita na sexta-feira (16) por representantes da Associação Japonesa para Recuperação e Repatriação de Vítimas de Guerra, que está em missão oficial na região.

A ilha de Peleliu foi palco de uma das batalhas mais sangrentas do conflito no Pacífico, em 1944, entre as forças dos Estados Unidos e o então Exército Imperial do Japão. Estima-se que mais de 10 mil soldados japoneses tenham morrido na batalha. Desses, aproximadamente 2.400 corpos ainda não haviam sido localizados.

A cova coletiva onde os restos foram descobertos é considerada um dos locais que abrigariam até 1.086 corpos. Durante a escavação, diversos restos mortais foram encontrados empilhados de forma desorganizada. A associação pretende coletar amostras dos restos para testes de DNA no Japão. Caso seja confirmada a origem japonesa, os corpos serão repatriados.

Kido Toshiko, filho de um soldado desaparecido na ilha, esteve no local e comentou: “Fiquei horrorizado ao ver os corpos simplesmente empilhados. Queria dizer ao meu pai que vamos voltar para casa juntos.”
Takada Akihito, chefe da delegação, afirmou: “Sinto muito pelos mortos, por terem esperado 80 anos para serem encontrados. Quero dizer a eles que finalmente viemos buscá-los. Quero recuperar os restos do maior número de pessoas possível.”

A missão da associação está programada para continuar na ilha de Peleliu até o dia 24 de maio. A repatriação dos restos mortais será realizada conforme os testes de identificação avançarem.

A operação reflete os contínuos esforços do governo japonês em honrar a memória de seus soldados e devolver dignidade aos que caíram longe de casa durante a guerra.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img