Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 24 de maio de 2025 – NHK – O novo ministro da Agricultura do Japão, Shinjiro Koizumi, anunciou que o arroz proveniente dos estoques governamentais será vendido em lojas a partir do início de junho por cerca de 2.000 ienes (entre 14 e 21 dólares) por embalagem de 5 quilos. A medida visa estabilizar a distribuição e reduzir os preços, que vêm subindo nos últimos meses.
Desde março, o ministério vinha liberando os estoques por meio de leilões, mas os preços continuaram em ascensão. Para reverter esse cenário, Koizumi decidiu suspender o modelo de leilões e adotar contratos diretos sem licitação, garantindo maior controle sobre os valores praticados.
O processo de implementação dos contratos diretos deve começar já na próxima semana, e o arroz dentro dessa faixa de preço deverá chegar aos supermercados japoneses no início de junho.
O ministro também divulgou as previsões para a produção de arroz em 2025. Com base em uma pesquisa realizada no fim de abril, estima-se uma safra de 7,19 milhões de toneladas — um aumento de 400 mil toneladas em comparação com o ano passado. A área cultivada este ano é de 1,33 milhão de hectares, a maior registrada nos últimos cinco anos.
Com a nova estratégia, o governo japonês busca aliviar a pressão inflacionária nos alimentos básicos e fortalecer a confiança dos consumidores no sistema de abastecimento nacional.
- Mais de 7 mil professores tiram licença por saúde mental no Japão - 22 de dezembro de 2025 11:26 pm
- Confrontos entre Tailândia e Camboja deixam milhares deslocados - 22 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Polícia de Hong Kong prende 15 por roubo de ¥1 bilhão - 22 de dezembro de 2025 10:56 pm

