Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 29 de maio de 2025, Kyodo News – O Parlamento japonês aprovou um pacote de seis emendas à lei nacional de gestão de desastres, com o objetivo de fortalecer a preparação e a resposta a emergências em todo o país. As mudanças foram motivadas por lições aprendidas após o terremoto na Península de Noto em 2024 e outros eventos recentes.
Entre as novas medidas, os governos locais agora deverão divulgar anualmente o status dos estoques de suprimentos emergenciais, como alimentos e banheiros portáteis, aumentando a transparência e a confiança da população.
Outra novidade é a criação de um sistema para registro antecipado de grupos de voluntários, promovendo maior cooperação entre voluntários e autoridades locais e cobrindo despesas relacionadas às atividades de apoio.
O pacote de emendas também amplia o suporte social a idosos, pessoas com deficiência e bebês afetados por desastres, seja em abrigos, casas ou veículos. Agora, funcionários públicos poderão fornecer serviços de assistência a todos que necessitem de cuidados especiais, independentemente do local onde estejam.
Além disso, empreiteiras terão permissão para acessar propriedades privadas a fim de restaurar redes de distribuição de água durante emergências, medida adotada após atrasos na reparação de tubulações danificadas no último grande terremoto.
O governo japonês planeja lançar campanhas de conscientização para informar autoridades locais e grupos de voluntários sobre as novas regras, buscando garantir uma resposta mais eficiente e humanizada diante de futuras catástrofes.
- Mais de 7 mil professores tiram licença por saúde mental no Japão - 22 de dezembro de 2025 11:26 pm
- Confrontos entre Tailândia e Camboja deixam milhares deslocados - 22 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Polícia de Hong Kong prende 15 por roubo de ¥1 bilhão - 22 de dezembro de 2025 10:56 pm

