Dois funcionários da embaixada de Israel mortos em Washington

Ataque ocorreu próximo ao Museu Judaico; suspeito foi detido após gritar slogans políticos

0

Washington, Distrito de Colúmbia, Estados Unidos, 23 de maio de 2025, Associated Press – Dois funcionários da embaixada de Israel foram mortos a tiros na capital dos Estados Unidos, Washington, na noite de quarta-feira (21). O ataque ocorreu nas proximidades do Capital Jewish Museum, local dedicado à história da comunidade judaica na região. Segundo a polícia local, o suspeito, de 30 anos, foi detido logo após o crime.

As vítimas, que deixavam um evento no museu, foram surpreendidas pelo atirador. Após os disparos, o suspeito entrou no museu, onde foi rapidamente preso pelas autoridades.

A chefe da Polícia Metropolitana, Pamela Smith, relatou que o autor do crime admitiu a responsabilidade e, durante a custódia, gritou “Free, free Palestine”.

O presidente Donald Trump se manifestou online, classificando o ataque como motivado por antissemitismo e ressaltou que esse tipo de ódio e radicalismo precisa acabar imediatamente. Segundo Trump, não há espaço para ódio nos Estados Unidos.

O embaixador de Israel nos EUA, Yechiel Leiter, revelou que as vítimas eram um jovem casal prestes a ficar noivo. O rapaz havia comprado um anel e planejava pedir a namorada em casamento na semana seguinte, em Jerusalém. Em conversa com o presidente Trump após o incidente, Leiter destacou que Israel e Estados Unidos permanecerão unidos contra a “depravação moral de quem acredita que pode obter ganhos políticos por meio do assassinato”.

A embaixada de Israel publicou uma foto do casal nas redes sociais, expressando condolências e solidariedade às famílias. O caso gerou comoção entre as comunidades diplomática e judaica, reacendendo o debate sobre segurança e intolerância em ambientes internacionais.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.