Vaticano, Estado da Cidade do Vaticano, 8 de maio de 2025 – ANSA – Mais de 130 cardeais da Igreja Católica iniciam nesta quarta-feira (8) o conclave que definirá o próximo papa, após o falecimento do Papa Francisco, ocorrido em 21 de abril.
Ao todo, 133 cardeais com direito a voto se reunirão na Capela Sistina, onde estarão isolados do mundo exterior até que um novo pontífice seja escolhido. O processo de votação começa com uma cédula única nesta quarta-feira (8), e seguirá, se necessário, com até quatro votações diárias – duas pela manhã e duas à tarde – até que um dos nomes alcance maioria qualificada de dois terços.
“Esperamos testemunhar um momento histórico com nosso filho e receber uma bênção”, comentou um pai norte-americano, emocionado, na Praça de São Pedro.
Enquanto isso, fiéis e turistas de todas as partes do mundo se aglomeram na Praça de São Pedro, na expectativa de ver a tradicional fumaça branca, sinal da escolha do novo líder da Igreja. Caso nenhum nome seja eleito, a fumaça preta continuará a sair da chaminé da Capela.
Entre os presentes, uma fiel das Filipinas expressou esperança em ver um papa asiático e revelou o desejo de que a escolha ocorra até amanhã (9), pois precisa retornar ao seu país na sexta-feira (10).
Entre os possíveis nomes para sucessão, especula-se sobre a indicação de um cardeal próximo ao falecido Francisco, com veículos internacionais apontando a diversidade geográfica do Colégio Cardinalício como fator determinante. Candidatos da Ásia, América Latina e África ganham força em um cenário de representatividade ampliada.
A eleição de um papa já na primeira votação é considerada extremamente rara, mas a expectativa global é alta, e a Igreja vive um momento crucial de transição. Todos os olhares se voltam ao Vaticano, onde o futuro da Igreja Católica será decidido nas próximas horas ou dias.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am