Pyongyang, Província de Pyongyang, Coreia do Norte, 28 de maio de 2025, KCNA – A imprensa estatal da Coreia do Norte informou que o ministro da Segurança do Estado, Ri Chang Dae, partiu de Pyongyang na segunda-feira (27) com destino à Rússia, onde participará de uma conferência internacional e deverá manter encontros com autoridades russas de alto escalão.
Segundo o jornal oficial Rodong Sinmun, Ri representa a liderança do país na área de segurança e inteligência, e sua ida a Moscou tem forte caráter estratégico. A visita ocorre em um momento de intensificação nas relações diplomáticas entre os dois países.
Ainda segundo o Rodong Sinmun, o vice-ministro do Interior da Rússia também chegou a Pyongyang na segunda-feira (27), demonstrando uma agenda diplomática ativa e mútua entre os dois países.
A visita de Ri antecede o primeiro aniversário da assinatura do tratado de parceria estratégica abrangente entre Coreia do Norte e Rússia, firmado em 2024, e simboliza o fortalecimento dos laços bilaterais diante do isolamento internacional enfrentado por ambos os países.
A aproximação entre Moscou e Pyongyang gera apreensão na comunidade internacional, especialmente no que diz respeito à cooperação militar, segurança cibernética e compartilhamento de inteligência entre os regimes.
- Bianca Gismonti e Theo Bial brilham no programa O Sul em Cima 18 2025 na Radio Shiga - 19 de julho de 2025 12:09 pm
- Visto de Alexandre de Moraes é cancelado pelos EUA - 19 de julho de 2025 10:52 am
- Chefes do G20 alertam para incertezas econômicas globais - 19 de julho de 2025 9:43 am