Cidade do Vaticano, Vaticano – 17 de maio de 2025, NHK – O ex-primeiro-ministro do Japão, Aso Taro, participará da missa de inauguração do novo líder da Igreja Católica, Papa Leo XIV, no Vaticano, marcada para este domingo (18).
Aso partiu do Aeroporto de Haneda, em Tóquio, na sexta-feira (16), após o governo japonês decidir, em reunião de gabinete, nomeá-lo como embaixador especial do país para o evento.
A cerimônia será realizada na Praça de São Pedro, onde Aso estará ao lado de líderes e representantes de diversos países e organizações religiosas.
Atualmente, Aso ocupa o cargo de conselheiro supremo do Partido Liberal Democrático (LDP), legenda que governa o Japão. Sua presença no Vaticano reforça a continuidade dos laços diplomáticos entre Japão e Santa Sé, além de simbolizar o respeito à diversidade religiosa no país asiático.
A visita também marca um raro momento em que um político japonês de alto escalão participa diretamente de um evento da Igreja Católica, refletindo a relevância internacional da transição papal e a disposição do Japão em manter diálogo com instituições religiosas globais.
- Cerimônia em Okinawa relembra Batalha de Okinawa no aniversário de 80 anos - 23 de junho de 2025 8:50 am
- Belarus liberta 14 detidos, incluindo dois japoneses - 23 de junho de 2025 8:43 am
- Trump afirma que ataques ao Irã foram “sucesso espetacular” - 23 de junho de 2025 1:29 am