Negros, Região de Visayas Centrais, Filipinas, 9 de abril de 2025 – Philippine News Agency – O Monte Kanlaon, localizado na ilha de Negros, no centro das Filipinas, entrou em erupção na manhã desta terça-feira (8), expelindo uma coluna de cinzas e detritos que alcançou cerca de quatro quilômetros de altura. Esta é a segunda atividade eruptiva significativa do vulcão em menos de seis meses.
Apesar da intensidade da erupção, autoridades locais informaram que não houve registro de danos materiais ou feridos. Como medida preventiva, escolas em quatro vilarejos da região foram temporariamente fechadas para garantir a segurança dos estudantes.
Com 2.435 metros de altitude, o Monte Kanlaon é um dos 24 vulcões ativos do arquipélago filipino. Após a última erupção, registrada em dezembro, o nível de alerta havia sido elevado para 3 em uma escala de 5, o que levou à evacuação de aproximadamente 20 mil moradores na ocasião.
As autoridades seguem monitorando de perto a atividade sísmica da região e alertam para a possibilidade de novas erupções, embora não tenham emitido novos avisos de evacuação até o momento.
- China executa homem por ataque fatal a ônibus escolar japonês - 18 de abril de 2025 10:10 am
- Vazamento de dados expõe falhas em grupos do Google - 18 de abril de 2025 8:52 am
- Presidente do Fed evita cortar juros rapidamente - 18 de abril de 2025 8:03 am