Tóquio, Tóquio, Japão, 7 de abril de 2025 – NHK – A Universidade de Tóquio anunciou a criação de sua primeira nova faculdade em sete décadas, com lançamento previsto para setembro de 2027. O novo programa será totalmente ministrado em inglês e combinará os níveis de bacharelado e mestrado em um único curso de cinco anos, com foco em atrair estudantes de excelência do Japão e do exterior.
Batizado de UTokyo College of Design, o novo curso será sediado no campus de Hongo, na capital japonesa, e terá como missão formar líderes capazes de propor soluções para os desafios sociais globais. A instituição terá, pela primeira vez, um reitor estrangeiro liderando uma de suas faculdades, reforçando seu compromisso com a internacionalização do ensino.
A expectativa da universidade é que metade dos estudantes matriculados sejam estrangeiros. O currículo incluirá experiências práticas fora do campus por até um ano, como estágios em empresas e intercâmbios acadêmicos no exterior.
A admissão ao programa será realizada por meio de um novo formato de exame, diferente dos tradicionais testes escritos, e o ano acadêmico começará em setembro, ao contrário das demais faculdades da universidade, que iniciam em abril.
A criação dessa nova faculdade marca a primeira expansão estrutural da Universidade de Tóquio desde o estabelecimento da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, em 1958. A iniciativa também faz parte de uma meta mais ampla: aumentar a proporção de alunos internacionais para 30% na graduação e mais de 40% na pós-graduação até 2049.
Segundo o presidente da universidade, Fujii Teruo, os problemas enfrentados pela humanidade exigem abordagens multidisciplinares e colaboração global. Ele reforçou que a UTokyo seguirá adaptando seus programas acadêmicos para atender às novas necessidades do mundo contemporâneo, atraindo talentos de diversas partes do planeta.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am