Kiev, Ucrânia — 28 de abril de 2025, Ukrinform — Pessoas em toda a Ucrânia se reuniram no dia 26 de abril (sábado) para lembrar as vítimas do acidente na usina nuclear de Chornobyl, que completa 39 anos.
O desastre, ocorrido em 26 de abril de 1986, tirou a vida de cerca de 30 bombeiros e trabalhadores que foram expostos a altos níveis de radiação ao combater o incêndio. Milhares de pessoas que viviam próximas à usina sofreram graves problemas de saúde nos anos seguintes.
Durante a cerimônia de homenagem, participantes depositaram flores em um cenotáfio e observaram um minuto de silêncio em memória dos mortos. Estiveram presentes a ministra da Proteção Ambiental e Recursos Naturais, Svitlana Grynchuk, além de funcionários que ainda atuam na instalação.
O evento aconteceu em um contexto de conflito armado, já que a Ucrânia enfrenta a contínua invasão russa. Em fevereiro, um ataque russo com drones danificou gravemente um abrigo de radiação, projetado para impedir a liberação de substâncias radioativas na atmosfera.
Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia mencionou o ataque de fevereiro, afirmando que “a Rússia mais uma vez empurrou o mundo para o limiar de uma nova catástrofe” com a ofensiva.
O governo ucraniano apelou à comunidade internacional para reforçar a proteção das usinas nucleares contra ameaças russas, ressaltando que “somente com ações conjuntas será possível deter o terror russo e evitar a repetição de tragédias”.
- CEO da Prudential Life renuncia após escândalo de funcionários - 16 de janeiro de 2026 10:57 pm
- Cuba repatria corpos de 32 militares mortos na Venezuela - 16 de janeiro de 2026 10:51 pm
- Congresso dos EUA mantém orçamento da NASA após proposta de corte - 16 de janeiro de 2026 10:45 pm
















