Washington, Distrito de Colúmbia, Estados Unidos, 15 de abril de 2025 – Associated Press – O ex-presidente Donald Trump intensificou sua pressão sobre a Universidade Harvard ao anunciar o congelamento parcial de subsídios e contratos federais destinados à instituição, depois que seus dirigentes se recusaram a acatar exigências impostas pela administração republicana.
As condições estipuladas incluíam a reformulação imediata das políticas disciplinares estudantis e o fim dos programas voltados à diversidade, equidade e inclusão. A universidade informou na segunda-feira (14) que rejeitou essas imposições, o que levou o governo a suspender parte do financiamento.
As exigências surgiram após uma série de protestos no campus no ano passado contra as ações militares de Israel, durante os quais estudantes judeus teriam sido alvo de hostilidades. O episódio reacendeu o debate sobre o antissemitismo em universidades americanas e a liberdade de expressão nos ambientes acadêmicos.
Trump usou as redes sociais na terça-feira (15) para sugerir que Harvard deveria perder seu status de isenção fiscal, acusando a instituição de promover agendas políticas e ideológicas. “Talvez Harvard deva ser taxada como uma entidade política, se continuar apoiando essa ‘doença’ inspirada por terroristas”, escreveu.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o ex-presidente deseja um pedido público de desculpas da universidade pelos “atos graves de antissemitismo contra estudantes judeus americanos” que teriam ocorrido no campus.
A decisão do governo marca um novo capítulo na tensão entre instituições de ensino e autoridades federais nos Estados Unidos, num cenário em que a educação superior se vê cada vez mais pressionada por debates ideológicos e políticos.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am