Manila, Filipinas, 10 de abril de 2025, Philippine News Agency – O Banco Asiático de Desenvolvimento (Asian Development Bank – ADB) divulgou um relatório na quarta-feira (9) alertando que as tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos devem desacelerar o crescimento de um conjunto de economias em desenvolvimento na região da Ásia-Pacífico.
A previsão do banco indica um crescimento médio de 4,9% em 2025, uma redução em relação aos 5% registrados no ano anterior. No entanto, essa projeção não leva em consideração as mais recentes tarifas retaliatórias impostas pelos EUA.
O ADB estima que a economia da China provavelmente crescerá 4,7%, uma queda de 0,3 pontos percentuais em comparação com o ano passado. As projeções de crescimento variam de 6,6% para o Vietnã, a 4,9% para a Malásia e 2,6% para Singapura. Todas essas cifras representam uma desaceleração em relação ao ano anterior.
O banco ressalta que essa perspectiva pode piorar, uma vez que as tarifas recíprocas para Camboja, Vietnã e Indonésia variam de 32% a 49%. O ADB acrescenta que as novas taxas podem causar grandes danos às economias do Sudeste Asiático. A previsão exclui o Japão e outros países industrializados da região.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am