Tóquio, Japão, 1º de abril de 2025, Kyodo News – A produção industrial do Japão registrou crescimento pela primeira vez em quatro meses em fevereiro, impulsionada pelo aumento na fabricação de equipamentos para produção de semicondutores, principalmente para exportação a Taiwan e China.
O índice de produção industrial do país teve um avanço de 2,5% em relação ao mês anterior, com crescimento em nove dos 15 setores analisados. A produção de máquinas para fabricação de semicondutores registrou alta de 8,2%, enquanto o segmento de peças e dispositivos eletrônicos teve um salto de 10,1%, impulsionado pelo aumento na fabricação de chips para smartphones e data centers.
O Ministério da Indústria do Japão prevê que a produção continue a crescer em março e abril, mas manteve sua avaliação geral de que o setor ainda apresenta oscilações incertas.
Empresas japonesas acompanham com cautela os efeitos das novas tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Especialistas alertam que o impacto das medidas protecionistas pode afetar as exportações do Japão nos próximos meses.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am