Naypyidaw, Região de Naypyidaw, Mianmar, 22 de abril de 2025 – NHK – Um representante da Organização das Nações Unidas em Mianmar fez um apelo urgente por assistência médica à população afetada pelo forte terremoto que atingiu o país no mês passado. A situação na região central de Sagaing, próxima ao epicentro, é considerada crítica.
Segundo o representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Titon Mitra, cerca de 80% das construções da região foram severamente danificadas, o que causou o colapso de comércios, dificultou o transporte e forçou muitos moradores a se abrigarem em estacionamentos, barracas improvisadas e até mesmo à beira das estradas.
Mitra alertou que a ausência de água potável, o acúmulo de poeira dos escombros e o estresse emocional têm agravado o estado de saúde dos habitantes locais.
A crise se intensifica com a fragilidade do sistema de saúde de Mianmar, que vem se deteriorando desde o golpe militar ocorrido há quatro anos. Profissionais qualificados como médicos e enfermeiros deixaram o serviço público em razão do movimento de desobediência civil, enfraquecendo drasticamente a estrutura hospitalar do país.
O representante do PNUD afirmou que é urgente o envio de suporte médico internacional para atender às vítimas e evitar que a situação humanitária piore ainda mais.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am