Tóquio, Japão, 10 de abril de 2025, NHK News – Autoridades do governo japonês e do banco central realizaram uma reunião extraordinária na quarta-feira (9) para discutir as fortes flutuações nos mercados financeiros desencadeadas pelo aumento das tarifas dos Estados Unidos. Participaram das discussões o vice-ministro das Finanças para Assuntos Internacionais, Mimura Atsushi, o comissário da Agência de Serviços Financeiros, Ito Hideki, e o diretor executivo do Banco do Japão, Nakamura Koji.
Esperava-se que os oficiais compartilhassem análises das tendências do mercado e considerassem como responder à volatilidade. Os mercados de ações em todo o mundo têm apresentado instabilidade em meio à preocupação de que o aumento do atrito comercial entre os EUA e a China possa levar a um crescimento econômico global mais lento.
Em Tóquio, o índice de referência Nikkei registrou sua terceira maior queda em um único dia na segunda-feira (7). No entanto, recuperou-se na terça-feira (8), marcando seu quarto maior ganho. O início das “tarifas recíprocas” do presidente dos EUA, Donald Trump, derrubou o índice de referência na quarta-feira (9).
Esta reunião entre o Ministério das Finanças, a Agência de Serviços Financeiros e o Banco do Japão é a primeira desde 6 de agosto do ano passado. As conversas anteriores também ocorreram após uma queda recorde no índice Nikkei.
- Hegseth convoca oficiais militares para reunião nos EUA - 27 de setembro de 2025 6:38 am
- Ex-presidente francês Sarkozy é condenado a cinco anos por conspiração criminal - 27 de setembro de 2025 6:27 am
- Hospitais no Japão enfrentam desafio com turistas doentes - 27 de setembro de 2025 5:04 am