14.8 C
Kóka
sexta-feira, 25 abril, 2025 1:44: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Inflação no Japão atinge 3,2% em março com alta do arroz

Preço do arroz sobe 92% em um ano e impulsiona inflação pelo quarto mês seguido acima de 3%

Tóquio, Província de Tóquio, Japão, 18 de abril de 2025 – NHK – O índice de preços ao consumidor (CPI) do Japão subiu 3,2% em março na comparação com o mesmo mês do ano anterior, marcando o quarto mês consecutivo em que a inflação se mantém igual ou acima de 3%. O dado foi divulgado pelo Ministério de Assuntos Internos.

Um dos principais responsáveis pela alta foi o arroz, alimento básico na mesa dos japoneses, cujo preço disparou 92,1% em relação a março do ano passado. Esta foi a maior alta registrada desde 1971, quando esse tipo de medição começou a ser feito, e já é o sexto mês seguido de aumentos recordes.

Com o impacto direto no cotidiano dos consumidores, itens como bolinhos de arroz (onigiri) tiveram aumento médio de 15%, enquanto os preços do sushi servido em restaurantes subiram 4,7%.

Mesmo excluindo os preços dos alimentos frescos, a inflação em março foi 0,2 ponto percentual maior que em fevereiro, indicando uma tendência de pressão contínua sobre os preços.

O ministério informou ainda que o CPI acumulado para o ano fiscal de 2024, encerrado em março, subiu 2,7% em comparação ao ano anterior. Esse número supera, pelo terceiro ano seguido, a meta de 2% de inflação estipulada pelo Banco do Japão.

O cenário reforça o desafio enfrentado pelas autoridades japonesas em conter os preços sem prejudicar a recuperação econômica, especialmente em um momento de alta nos custos dos alimentos básicos que afeta diretamente as famílias.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img