Pequim, Província de Pequim, China, 22 de abril de 2025, Xinhua – Em um momento de crescente tensão comercial entre os Estados Unidos e a China, os ministros das Relações Exteriores e da Defesa da Indonésia e da China reuniram-se em Pequim no dia (21) para reafirmar a importância do multilateralismo e reforçar os laços entre os dois países.
Pela parte indonésia, participaram do encontro o chanceler Sugiono e o ministro da Defesa Sjafrie Sjamsoeddin. Representando a China, estiveram presentes o ministro das Relações Exteriores Wang Yi e o ministro da Defesa Dong Jun.
Após a reunião, Wang Yi destacou que China e Indonésia são parceiros comerciais estratégicos e devem manter o compromisso com a abertura e a inclusão. Ele alertou que o uso excessivo de tarifas compromete o fluxo normal do comércio entre as nações, representando uma ameaça ao equilíbrio econômico global.
Durante a coletiva conjunta, Sugiono afirmou que os dois países continuarão a cooperar de forma próxima em fóruns multilaterais como BRICS, G20 e as Nações Unidas. Segundo ele, o objetivo comum é promover um sistema internacional mais justo e inclusivo, baseado em regras e diálogo.
Além disso, os dois governos concordaram em intensificar a cooperação no campo marítimo. Essa parceria ganha destaque em meio às disputas envolvendo a atuação da China no Mar do Sul da China, região sensível para os países do Sudeste Asiático.
A aproximação entre China e Indonésia já vinha se fortalecendo desde novembro do ano passado, quando os presidentes Prabowo Subianto e Xi Jinping concordaram que a cooperação marítima é um pilar essencial da parceria estratégica abrangente entre as duas nações.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am