32.6 C
Kóka
quarta-feira, 2 julho, 2025 8:03: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Imperador e Imperatriz visitam a ilha de Ioto para homenagear mortos da Segunda Guerra Mundial

Casal imperial presta tributo às vítimas da Segunda Guerra Mundial na ilha de Iwojima, 80 anos após o conflito

Ioto, Província de Tóquio, Japão, 8 de abril de 2025 – NHK – O Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako realizaram uma visita histórica à remota ilha de Ioto, também conhecida como Iwojima, para homenagear os soldados e civis que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial. A viagem, feita no dia (7), marca os 80 anos desde o fim do conflito.

Localizada a cerca de 1.200 quilômetros da capital Tóquio, Ioto foi palco de uma das batalhas mais sangrentas da guerra, travada entre as tropas japonesas e americanas em 1945, resultando na morte de aproximadamente 29 mil pessoas. Esta foi a primeira visita do atual casal imperial à ilha.

Após serem informados na base aérea da Força Marítima de Autodefesa do Japão, o Imperador e a Imperatriz seguiram até um monumento dedicado aos soldados japoneses, construído sobre um antigo abrigo antiaéreo que serviu como último refúgio dos combatentes. Lá, eles depositaram flores e derramaram água em sinal de respeito e consolo às almas dos que pereceram em condições extremas, de fome e sede, na ilha vulcânica.

O casal também visitou um monumento com os nomes de 82 civis que trabalhavam como funcionários do exército e morreram durante o conflito, além de outro memorial em homenagem aos mortos de guerra tanto japoneses quanto americanos. Em ambos os locais, realizaram orações e oferendas florais.

De volta à base aérea, o Imperador e a Imperatriz estavam programados para se encontrar com familiares de soldados japoneses falecidos e com descendentes dos antigos moradores da ilha, antes de regressarem ao Palácio Imperial.

A última visita de um casal imperial a Ioto havia ocorrido em 1994, quando o Imperador Emérito Akihito e a Imperatriz Emérita Michiko estiveram na ilha em preparação para o 50º aniversário do fim da guerra no ano seguinte.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img