Pequim, China, 02 de abril de 2025, Xinhua News Agency – O exército chinês realizou exercícios militares conjuntos ao redor de Taiwan nesta terça-feira (1), em uma aparente demonstração de força para pressionar o governo do presidente taiwanês Lai Ching-te. O Comando do Teatro Oriental do exército chinês anunciou que suas forças terrestres, navais, aéreas e de foguetes realizaram manobras coordenadas.
Segundo o comando, uma formação de navios e aviões, juntamente com uma unidade de mísseis, conduziu os exercícios em águas ao norte, sul e leste de Taiwan. As manobras incluíram a interceptação de alvos no ar, ataques a alvos terrestres e marítimos, bem como um bloqueio naval simulado. O comando declarou que os exercícios servem como um “sério alerta e dissuasão enérgica” contra as forças separatistas que buscam a “independência de Taiwan”. Afirmou ainda que as ações são legítimas e necessárias para salvaguardar a soberania da China.
Em paralelo, navios da Guarda Costeira chinesa patrulharam as águas ao redor de Taiwan em formação, praticando procedimentos de inspeção e apreensão. O Ministério da Defesa de Taiwan informou ter detectado uma frota naval chinesa, incluindo o porta-aviões Shandong, operando nas proximidades da ilha. O ministério acusou a China de continuar a expandir suas atividades militares no Estreito de Taiwan e na região do Indo-Pacífico, prejudicando a segurança e a estabilidade regionais.
No mês passado, o presidente taiwanês Lai Ching-te descreveu a China como uma “força externa hostil”. A China, que o considera um líder pró-independência, reagiu fortemente e anunciou, também no mês passado, que seu exército havia realizado exercícios ao redor de Taiwan. Com tais ações, a China parece estar normalizando a pressão militar sobre o governo de Lai.
O secretário-chefe do gabinete do Japão, Hayashi Yoshimasa, declarou nesta terça-feira (1) que o país está acompanhando de perto o desenvolvimento da situação com grande interesse e que transmitiu suas preocupações à China. O porta-voz do governo japonês ressaltou que a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan são essenciais para os membros da comunidade internacional, incluindo o Japão. Hayashi acrescentou que o Japão está tomando todas as precauções possíveis no monitoramento das atividades chinesas no ar e nas águas ao redor do país.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am