óquio, Japão, 26 de março de 2025 – Kyodo News – Com a alta nos preços do arroz no Japão, uma pesquisa do governo mostra que as fazendas planejam expandir a área cultivada para a cultura, o que deve aliviar as preocupações com o abastecimento. Mas impulsionar a colheita precisa de mais sementes e o fornecimento está ficando sobrecarregado.
O Ministério da Agricultura informa que a pesquisa de janeiro (2025) mostra que 19 das 47 províncias do Japão planejam adicionar arrozais este ano. Em todo o país, a área para arroz de mesa deve crescer 1,8% em relação ao ano passado, para 1,28 milhão de hectares.
O ministério diz que a colheita provavelmente aumentará até 120.000 toneladas, para cerca de 6,9 milhões de toneladas.
No entanto, um grande fornecedor de sementes na província de Toyama, no centro do Japão, diz que é difícil aumentar rapidamente as entregas. A empresa afirma que está recebendo mais pedidos de agricultores, mas pode levar anos para criar sementes de alta qualidade adequadas para o plantio.
Um especialista em política agrícola do Mitsubishi Research Institute, diz que aumentar as colheitas de arroz leva tempo devido à necessidade de sementes.
“Estabilizar o fornecimento de arroz levará mais de um ou dois anos”, disse ele. “Precisamos de uma reavaliação abrangente de como manter a produção de arroz a médio e longo prazo.”
Acrescenta ainda que, no geral, o país precisa de um buffer de abastecimento muito maior para estabilizar o mercado.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am