Ofunato, Iwate, Japão, 5 de março de 2025, NHK – A cidade de Ofunato, localizada na província de Iwate, no nordeste do Japão, deverá enfrentar chuvas fortes a partir desta quarta-feira (5), após dias de incêndios devastadores. As chamas, que começaram na última quarta-feira (26), destruíram cerca de 8% da área urbana da cidade.
De acordo com os meteorologistas, a previsão é de que a chuva comece na madrugada de quarta-feira, com uma mudança para precipitação mais intensa antes do meio-dia, e continue até quinta-feira (6). A quantidade total de chuva esperada é de cerca de 50 milímetros, o que marca o primeiro grande volume de precipitação desde o início do desastre. O tempo chuvoso pode dificultar ainda mais as operações de combate ao fogo.
Os esforços de combate às chamas continuam intensos. Aproximadamente 2.000 pessoas estarão envolvidas na extinção dos incêndios na quarta-feira, o mesmo número do dia anterior. No entanto, as autoridades indicam que as operações com helicópteros podem ser comprometidas, dependendo das condições climáticas.
A área devastada pelos incêndios já atingiu cerca de 2.600 hectares até a manhã de terça-feira (4). Imagens de helicóptero capturadas pela NHK mostram a destruição na cidade, com estruturas de prédios desabadas e grandes áreas de florestas queimadas. Nos bairros de Akasakicho Sotoguchi e Sanrikucho Okirai, as chamas continuam a se espalhar, ameaçando casas nas proximidades.
O município emitiu ordens de evacuação para diversas áreas e, até as 11h de terça-feira (4), 1.216 pessoas haviam se abrigado em 12 locais designados. Além disso, 2.805 pessoas buscaram refúgio em outros pontos fora dos abrigos oficiais.
As autoridades locais continuam monitorando a situação e reforçando os esforços para controlar os incêndios e proteger a população.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am