Moscou, Rússia, 29 de março de 2025, TASS – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, voltou a afirmar que Volodymyr Zelenskyy não é mais um líder legítimo da Ucrânia e exigiu a criação de um governo provisório para organizar uma nova eleição presidencial.
Putin fez a declaração durante uma conversa com a tripulação de um submarino nuclear em Murmansk, no norte da Rússia, neste sábado (29). Ele argumentou que o mandato de Zelenskyy expirou em maio do ano passado e que, por isso, não sabe com quem pode assinar acordos do lado ucraniano, sugerindo que o atual presidente não pode ser seu interlocutor em eventuais negociações.
O líder russo mencionou a possibilidade de discutir com os Estados Unidos e outros países a formação de uma administração temporária na Ucrânia sob a supervisão da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo Putin, um governo interino poderia viabilizar um novo processo eleitoral no país, abrindo caminho para conversações de paz entre Rússia e Ucrânia.
As eleições presidenciais ucranianas estavam previstas para março de 2024, mas foram adiadas devido à imposição da lei marcial após a invasão russa. Zelenskyy continua no cargo, apesar das repetidas contestações de Putin sobre a sua legitimidade.
Analistas apontam que a declaração de Putin pode ser um sinal de que Moscou tentará influenciar um possível processo eleitoral na Ucrânia. Além disso, há indícios de que o presidente russo esteja pressionando o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, a encorajar eleições no país vizinho.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















