Tóquio, Japão, 18 de março de 2025, Agência Kyodo News – O preço do arroz nos supermercados japoneses continua subindo e já dobrou em relação ao ano anterior, gerando preocupações entre consumidores e comerciantes. Mesmo após o governo anunciar a liberação de estoques emergenciais, os valores seguem em alta.
De acordo com o Ministério da Agricultura do Japão, o preço médio de um saco de 5 quilos do grão atingiu 4.077 ienes (cerca de 27 dólares) na semana encerrada em 9 de março, considerando cerca de 1.000 supermercados em todo o país. Esse valor representa um aumento de 99,3% em relação ao mesmo período do ano passado e uma elevação de 3,2% em comparação à semana anterior, marcando a décima alta semanal consecutiva.
Com o aumento dos preços, a demanda pelo arroz caiu 11,6% em relação ao ano anterior. Para tentar conter a escalada dos valores, o governo japonês colocou parte dos estoques nacionais em leilão na semana passada, com 141.796 toneladas adquiridas por atacadistas.
A expectativa é de que esse arroz comece a chegar às prateleiras dos supermercados em todo o país no final deste mês, o que pode aliviar a pressão sobre os preços. No entanto, especialistas alertam que o impacto da medida pode ser limitado, dependendo das condições climáticas e do mercado global.
- Paquistão e Talibã concordam com cessar-fogo temporário - 17 de outubro de 2025 5:38 am
- Ataques de ursos aumentam no nordeste do Japão - 17 de outubro de 2025 5:34 am
- PLD e JIP discutem possível coalizão no Japão - 17 de outubro de 2025 5:19 am