Ottawa, Canadá, 10 de março de 2025 – Agência Reuters – O Partido Liberal do Canadá iniciou a escolha de seu novo líder, que assumirá o cargo de primeiro-ministro após a saída de Justin Trudeau, que lidera o governo desde 2015. Membros do partido já estão votando online, e a contagem dos votos terá início após o encerramento das votações, previsto para a tarde deste domingo (9).
Quatro candidatos disputam a liderança: Mark Carney, ex-presidente do Banco do Canadá, e Chrystia Freeland, ex-ministra das Finanças e ex-primeira-ministra adjunta, que deixou seus cargos em protesto contra a gestão de Trudeau. A disputa também envolve questões políticas relevantes, incluindo como reagir à postura do presidente dos EUA, Donald Trump, que tem sugerido que o Canadá se torne o 51º estado dos Estados Unidos e imposto tarifas de 25% sobre produtos canadenses e mexicanos, alegando o contrabando de drogas.
Os candidatos ao cargo de líder do Partido Liberal estão propondo medidas de retaliação, como tarifas adicionais, e buscando novos mercados para reduzir a dependência econômica do Canadá em relação aos Estados Unidos.
Trudeau anunciou em janeiro que deixará o cargo de primeiro-ministro e a liderança do partido devido à insatisfação pública com a gestão do alto custo de vida no país. O novo líder do Partido Liberal assumirá como primeiro-ministro após a renúncia oficial de Trudeau.
- Okinawa relembra 80 anos do início da batalha na Segunda Guerra - 27 de março de 2025 3:31 am
- Japão registra aumento de incêndios florestais no início do ano - 27 de março de 2025 3:25 am
- China condena editor taiwanês a três anos de prisão - 27 de março de 2025 3:13 am