Tóquio, Japão – 1 de março de 2025 – Agência Kyodo – O índice Nikkei 225, referência do mercado de ações japonês, registrou uma queda superior a 3% no início dos negócios desta sexta-feira (28), após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar planos para aumentar as tarifas sobre as importações da China. O anúncio feito por Trump na quinta-feira (27) gerou um impacto negativo no mercado financeiro japonês, especialmente nas ações de empresas japonesas voltadas para exportação.
Trump afirmou que as tarifas sobre produtos chineses seriam elevadas a partir de 4 de março, como parte de uma medida mais ampla para pressionar o governo chinês nas negociações comerciais. O presidente dos Estados Unidos também confirmou que impostos de 25% seriam aplicados a importações do México e Canadá, com tarifas recíprocas a todos os parceiros comerciais dos EUA.
A notícia fez com que as ações das empresas exportadoras japonesas, especialmente aquelas com grande exposição à China, sofressem uma onda de vendas, refletindo o temor dos investidores de que o aumento das tarifas possa prejudicar as relações comerciais entre os dois países e afetar a economia japonesa.
O governo japonês ainda não se pronunciou oficialmente sobre o impacto das novas tarifas de Trump, mas o mercado já mostra sinais de apreensão com os desdobramentos dessa medida.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am