Tóquio, Japão, 16 de março de 2025 – Agência de notícias Kyodo – O governo japonês está organizando uma reunião dos ministros das Relações Exteriores do Japão, China e Coreia do Sul, que acontecerá em Tóquio no dia 22 de março, com o objetivo de reforçar a cooperação trilateral em diversas áreas. O encontro contará com a participação do Ministro das Relações Exteriores do Japão, Iwaya Takeshi, do Ministro chinês Wang Yi e do Ministro sul-coreano Cho Tae-yul.
Durante a reunião, os ministros deverão abordar temas como o fortalecimento da cooperação em áreas como intercâmbio humano, colaboração econômica e medidas para enfrentar a queda da taxa de natalidade. Também está previsto para a pauta do encontro o planejamento de uma cúpula trilateral ainda neste ano.
Nos bastidores, o governo japonês também planeja realizar conversas bilaterais entre os ministros de Relações Exteriores do Japão e da China. Além disso, será organizado um diálogo econômico de alto nível entre os dois países, com a presença de ministros relevantes de ambas as partes. Este será o primeiro encontro desse tipo em cerca de seis anos, desde a última reunião realizada em Pequim em 2019.
O governo japonês espera que as negociações bilaterais com a China possam ajudar a resolver questões pendentes entre os dois países, como a suspensão pela China das importações de produtos pesqueiros japoneses.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am