Iraque, Província de Anbar, 16 de março de 2025 (Japan Standard Time), Agência de Notícias Reuters – O número dois do grupo terrorista Estado Islâmico (ISIS), Abdallah Makki Muslih al-Rifai, também conhecido como “Abu Khadijah”, foi morto em um ataque aéreo realizado pelas forças militares dos Estados Unidos na província de Anbar, no oeste do Iraque. O anúncio foi feito pelo Comando Central dos EUA na sexta-feira (15).
O ataque, que também resultou na morte de outro operativo do ISIS, foi conduzido em estreita colaboração com os serviços de inteligência e segurança do Iraque. Segundo o Comando Central, Abu Khadijah era responsável por operações, logística e planejamento em nome do ISIS, além de coordenar uma parte significativa do financiamento global da organização.
O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou a morte de Abu Khadijah em suas redes sociais, destacando a mensagem “PAZ ATRAVÉS DA FORÇA!” em referência à ação militar.
O ISIS, que declarou unilateralmente a formação de um califado em 2014, perdeu grande parte do território que controlava em razão das operações militares conduzidas pelos Estados Unidos e suas forças aliadas. Contudo, especialistas alertam que o grupo poderia tentar se reorganizar, especialmente após a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria, o que possibilitou ao ISIS a captura de grandes estoques de armas em bases militares sírias.
- Crianças fazem kagami mochi para celebrar o Ano-Novo - 27 de dezembro de 2025 2:52 am
- Quase 3.600 alimentos terão aumento de preço no Japão - 26 de dezembro de 2025 9:43 pm
- Toyota prevê produzir mais de 10 milhões de veículos em 2026 - 26 de dezembro de 2025 9:36 pm
















