Tóquio, Japão, 26 de março de 2025 – NHK – O Japão anunciou que irá impor uma taxa antidumping provisória sobre eletrodos de grafite provenientes da China, alegando que estão sendo vendidos a preços injustamente baixos, prejudicando os fabricantes locais.
O Gabinete japonês concordou na terça-feira (25) em aplicar uma tarifa adicional de 95,2% sobre as importações por um período de quatro meses, a partir de sábado (29).
Eletrodos de grafite são usados principalmente em fornos de arco elétrico para derreter sucata de aço e produtos de aço usados para reciclagem.
A decisão do governo é o resultado de uma investigação de um ano, motivada por reclamações de três empresas locais.
Um relatório provisório em fevereiro reconheceu que os produtores chineses estavam exportando os eletrodos a preços injustamente baixos.
A tarifa está em conformidade com as regras da Organização Mundial do Comércio, destinadas a limitar os danos às empresas locais.
- China e Rússia discutem visita de Putin e cenário global - 15 de abril de 2026 7:00 pm
- Japão destina US$ 10 bi para segurança energética na Ásia - 15 de abril de 2026 6:52 pm
- Tuvalu decreta emergência por falta de combustível e energia - 15 de abril de 2026 6:47 pm























