Tóquio, Japão, 27 de março de 2025, Agência de Notícias Kyodo – Autoridades japonesas alertam para o aumento da ocorrência de incêndios florestais entre fevereiro e abril, período considerado crítico para esse tipo de desastre no país. A Agência de Gestão de Incêndios e Desastres informou que, em 2023, foram registrados 1.299 incêndios florestais em todo o Japão, sendo mais da metade ocorrida nesse intervalo de tempo.
Os dados revelam que 416 incêndios foram causados por queimadas de restos de colheitas e vegetação seca em áreas rurais. Outros 247 casos ocorreram devido a fogueiras ao ar livre, enquanto 98 foram atribuídos a incêndios criminosos ou suspeitos de incêndio doloso. O descarte inadequado de cigarros foi responsável por 49 incêndios, e fósforos ou isqueiros descartados causaram 32 incidentes.
Diante desse cenário, as autoridades reforçam a necessidade de maior cautela da população ao lidar com fogo. Elas recomendam evitar acender chamas perto de vegetação seca ou materiais inflamáveis, além de nunca deixar um fogo sem supervisão. Também alertam para o perigo de realizar queimadas em dias de vento forte e baixa umidade, fatores que aumentam a propagação das chamas.
O governo japonês segue monitorando a situação e reforçando campanhas de conscientização para minimizar os riscos de novos incêndios florestais no país.
- França inicia recrutamento para novo serviço militar voluntário - 13 de janeiro de 2026 11:59 pm
- Ex-presidentes do Fed condenam investigação criminal contra Powell - 13 de janeiro de 2026 11:30 pm
- Koizumi pede união no Indo-Pacífico contra intimidações - 13 de janeiro de 2026 11:17 pm
















