Otsu, Shiga, Japão – 4 de março de 2025 (Japan Standard Time) – Agência de Notícias Kyodo – O tradicional Festival de Primavera, o Sanno Festival, teve início neste domingo (2) no Santuário Hiyoshi Taisha, localizado nas proximidades do Lago Biwa, na província de Shiga, no Japão. A cerimônia marca o início de uma série de rituais que se estendem até o mês de abril.
O festival tem raízes que remontam à Era Heian, período que vai do final do século VIII ao XII. A primeira cerimônia, realizada no último fim de semana, envolveu cerca de 400 residentes locais e estudantes do ensino médio, que participaram de um ritual de purificação conduzido por um sacerdote.
Após o ritual, os participantes carregaram dois “mikoshi”, santuários portáteis pesando cerca de uma tonelada cada, desde a base da montanha até o santuário no topo, a uma altitude de aproximadamente 380 metros.
Para muitos, como a estudante do ensino médio, que participa do evento anualmente, o ritual é sempre uma experiência marcante e dinâmica. “Eu venho todos os anos e, mesmo com o tempo, o evento nunca perde sua energia”, afirmou.
Os mikoshi serão destaque nas principais cerimônias do festival, que ocorrerão em abril, continuando a tradição de um dos maiores eventos culturais da região.
- Japão doa equipamentos médicos a hospital infantil na Ucrânia - 27 de março de 2025 3:38 am
- Okinawa relembra 80 anos do início da batalha na Segunda Guerra - 27 de março de 2025 3:31 am
- Japão registra aumento de incêndios florestais no início do ano - 27 de março de 2025 3:25 am