Tóquio, Japão, 10 de março de 2025 – Agência Kyodo – O governo japonês anunciou que irá estudar novas formas de oferecer educação em prevenção de desastres, utilizando as lições aprendidas após o Grande Terremoto do Leste do Japão de 2011. No próximo dia 11 de março, completa-se o 14º aniversário do devastador terremoto que atingiu o nordeste do Japão, seguido por um grande tsunami que causou milhares de mortes.
A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para fortalecer as medidas de prevenção e mitigação de desastres, especialmente agora com a criação de uma nova agência de gestão de desastres. Para isso, um painel de especialistas foi montado para avaliar como melhorar a educação e treinamento da população em situações de risco, como terremotos, chuvas intensas, tsunamis e inundações.
Entre os tópicos a serem discutidos, estão a eficácia dos simulados regionais de evacuação, melhorias nas aulas escolares e materiais educativos, além do uso de mapas de risco e outras ferramentas informativas. O painel também se concentrará em definir qual será o papel exato da nova agência de gestão de desastres.
O ministro responsável pela preparação da agência, Akazawa Ryosei, enfatizou a importância da educação em preparação para desastres, afirmando que a conscientização e o treinamento são cruciais para que as pessoas possam tomar ações apropriadas para proteger suas vidas durante situações emergenciais. Segundo ele, essa é uma das áreas-chave que a nova agência deverá focar para garantir a segurança da população.
- Frio intenso provoca falta de água em resort de Hakone - 11 de fevereiro de 2026 2:00 am
- Japão apresenta análise de detritos nucleares de Fukushima - 11 de fevereiro de 2026 1:55 am
- EUA transferirão comando de dois postos da OTAN a europeus - 11 de fevereiro de 2026 1:51 am
















