Riad, Arábia Saudita, 10 de março de 2025 – Agência Reuters – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, anunciou que uma delegação ucraniana de alto nível se reunirá com autoridades dos Estados Unidos na Arábia Saudita nesta terça-feira (11). O encontro acontece em meio às tensões contínuas entre a Ucrânia e a Rússia, além das discussões sobre o apoio militar e diplomático dos EUA a Kiev.
Segundo Zelenskyy, a delegação ucraniana contará com a presença de Andriy Yermak, chefe do gabinete presidencial, do ministro das Relações Exteriores, Andrii Sybiha, e do ministro da Defesa, Rustem Umerov. Pelo lado dos Estados Unidos, o conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz, e o secretário de Estado, Marco Rubio, devem participar da reunião.
O encontro ocorre após um intenso debate entre Zelenskyy e o presidente dos EUA, Donald Trump, durante uma reunião na Casa Branca no final de fevereiro. As relações entre os dois países têm sido marcadas por negociações sobre o envio de assistência militar e estratégias para buscar uma solução para o conflito com a Rússia.
Em uma publicação nas redes sociais, Zelenskyy afirmou que a Ucrânia continua “totalmente comprometida com o diálogo construtivo” e busca uma solução pacífica para o conflito desde o início das hostilidades. Ele também destacou que “propostas realistas estão sobre a mesa”, sem detalhar quais seriam as condições apresentadas no encontro.
A reunião na Arábia Saudita poderá indicar novos rumos para a diplomacia entre Ucrânia e EUA, além de influenciar os próximos passos na guerra contra a Rússia.
- Incêndios na Coreia do Sul já matam 24 pessoas - 27 de março de 2025 2:25 am
- Ucrânia e Rússia concordam com cessar-fogo no Mar Negro mediado pelos EUA - 26 de março de 2025 5:23 am
- Justiça do Japão ordena extinção da Igreja da Unificação - 26 de março de 2025 4:12 am