Washington, D.C., Estados Unidos, 10 de março de 2025 – Agência Associated Press – O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, confirmou que o governo começará a cobrar tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio a partir desta quarta-feira (12). A medida foi anunciada pelo presidente Donald Trump no mês passado e visa proteger a indústria nacional, mas pode gerar impactos no comércio internacional.
Em entrevista à NBC News no domingo (9), Lutnick explicou que a política de tarifas também inclui a equalização de taxas sobre produtos como madeira e laticínios canadenses, em resposta aos impostos aplicados por Ottawa sobre itens similares dos EUA. Trump afirmou na sexta-feira (7) que aguardaria até segunda-feira (10) ou terça-feira (11) para anunciar as tarifas recíprocas.
O secretário descreveu as tarifas canadenses sobre laticínios norte-americanos como “escandalosas” e destacou que o presidente responderá a elas, mas aguardará até o dia 2 de abril para implementar as medidas. Trump já havia mencionado, em discurso ao Congresso na semana passada, que as tarifas recíprocas entrariam em vigor em abril.
Lutnick defendeu a política tarifária da administração Trump, afirmando que, embora alguns produtos importados possam ficar mais caros, os produtos americanos se tornarão mais baratos. “Vamos trazer a manufatura de volta”, declarou, reforçando o compromisso do governo em revitalizar a indústria nacional.
A medida deve afetar não apenas o Canadá, mas também outros parceiros comerciais dos EUA, gerando tensões e possíveis retaliações no cenário global. A implementação das tarifas marca mais um capítulo na política protecionista adotada por Trump, que busca reduzir o déficit comercial do país.
- China vira rota para driblar sanções e abastecer Rússia - 15 de fevereiro de 2026 7:35 pm
- Polícia vasculha casa de ex-prefeita acusada de fraude acadêmica - 15 de fevereiro de 2026 6:55 pm
- Rubio defende união EUA‑Europa e cobra reforço militar - 15 de fevereiro de 2026 6:11 pm




















