Pyongyang, Coreia do Norte, 28 de março de 2025 – KCNA – O ditador norte-coreano Kim Jong Un supervisionou pessoalmente nesta terça (25) e quarta-feira (26) testes com drones militares de reconhecimento e suicidas, ordenando o aumento da produção desses equipamentos. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (27) pela agência estatal KCNA, que publicou fotos exclusivas dos experimentos.
Nas imagens, é possível ver um grande drone de vigilância em voo e outros modelos explosivos atingindo alvos com precisão. Kim classificou o setor de equipamentos não-tripulados e inteligência artificial como “prioridade máxima” para a modernização das forças armadas, anunciando um projeto de médio e longo prazo para acelerar o desenvolvimento tecnológico.
O líder também inspecionou o que parecem ser aeronaves de alerta antecipado e controle, destacando que “meios especiais desenvolvidos com tecnologia atualizada” reforçarão a capacidade de coleta de inteligência e neutralização de alvos inimigos.
Fontes próximas às relações entre Rússia e Coreia do Norte revelaram que os dois países fecharam um acordo para cooperação técnica no desenvolvimento conjunto de diversos tipos de drones. A produção em massa dos equipamentos deve começar ainda este ano no território norte-coreano.
Analistas internacionais veem os recentes testes como mais um passo no ambicioso programa de modernização militar de Pyongyang, que tem investido pesadamente em tecnologia bélica avançada apesar das sanções internacionais. A ênfase em drones e IA sugere uma mudança estratégica na doutrina militar do país.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















