Tóquio, Japão, 26 de março de 2025 – NHK – Uma empresa americana de due diligence corporativa informou que seus cinco funcionários detidos pelas autoridades de segurança nacional da China foram libertados após dois anos de detenção.
Acredita-se que a medida faça parte dos esforços de Pequim para atenuar as preocupações entre as empresas estrangeiras e atrair investimentos.
O Mintz Group diz que todos os funcionários detidos em seu escritório em Pequim, todos cidadãos chineses, foram libertados até esta terça-feira (25).
Um porta-voz da empresa disse à NHK: “Somos gratos às autoridades chinesas por nossos ex-colegas agora poderem estar em casa com suas famílias.”
A mídia ocidental relata que a equipe da Mintz foi detida pela polícia de segurança pública de Pequim após uma batida no escritório da empresa na capital chinesa em março de 2023.
Sob a política de segurança nacional da liderança do presidente Xi Jinping, as autoridades reprimiram a espionagem desde 2023, incluindo um caso envolvendo um funcionário de uma empresa de consultoria estrangeira.
Isso está causando preocupações entre as empresas estrangeiras.
No ano passado, o investimento direto na China despencou mais de 90 por cento em relação ao ano anterior.
- Colapso de escola na Indonésia deixa 49 mortos - 7 de outubro de 2025 1:47 am
- Nikkei 225 atinge recorde após vitória de Takaichi Sanae - 7 de outubro de 2025 1:42 am
- Ataque cibernético paralisa produção da Asahi no Japão - 7 de outubro de 2025 1:37 am