Canberra, Austrália, 29 de março de 2025, Australian Associated Press – O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, anunciou que as eleições gerais do país serão realizadas em 3 de maio. A principal disputa será entre seu Partido Trabalhista e a coalizão conservadora da oposição, em meio a um cenário de crescente insatisfação pública com a economia.
Albanese fez o anúncio em uma coletiva de imprensa na capital, Canberra, neste sábado (29). Ele destacou que este é um momento crucial para a Austrália fortalecer sua independência econômica e afirmou que apenas seu partido pode garantir uma economia mais produtiva e autossuficiente.
A convocação das eleições ocorre em um contexto de incerteza econômica, intensificado pelas políticas tarifárias do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que impactam as previsões financeiras do país.
O Partido Trabalhista voltou ao poder em 2022, após nove anos de governo da coalizão conservadora. No entanto, enfrenta desafios, já que muitos australianos demonstram frustração com a inflação e o alto custo da habitação.
Uma pesquisa divulgada na última semana apontou uma disputa equilibrada entre as duas principais forças políticas do país. O Partido Trabalhista e a coalizão conservadora, composta pelo Partido Liberal e seus aliados, aparecem empatados com 50% das intenções de voto na preferência de dois turnos.
Além da Câmara dos Deputados, parte das cadeiras do Senado também estará em jogo nas eleições de maio, tornando o pleito decisivo para o futuro político do país.
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am
- Corrida pelo cargo de premiê agita cenário político japonês - 15 de outubro de 2025 2:52 am
- Ataque cibernético afeta gigante japonesa Asahi - 15 de outubro de 2025 2:42 am