Berlim, Alemanha, 24 de fevereiro de 2025, The Asahi Shimbun – A animação “Vida Comum” (“Futsu no Seikatsu”), dirigida pela japonesa Yoriko Mizushiri, foi agraciada com o Urso de Prata do Júri na categoria de curta-metragem do 75º Festival Internacional de Cinema de Berlim. O filme, uma coprodução franco-japonesa, utiliza cores suaves e movimentos delicados para retratar momentos cotidianos, como a mão de uma mulher usando um anel e a boca de um cachorro, evocando uma sensação tátil sutil. Em mensagem de vídeo enviada para a cerimônia de premiação, Mizushiri expressou sua alegria e honra ao receber o prêmio por seu filme sensorial, que não possui uma narrativa clara ou diálogos.
Além disso, a diretora japonesa Satoko Yokohama recebeu uma Menção Especial por seu filme “Umibe e Iku Michi” (“Seaside Serendipity”) na seção Generation Kplus, dedicada ao público jovem. O filme, baseado no mangá de Gin Miyoshi, aborda histórias de jovens enfrentando desafios artísticos e interagindo com adultos excêntricos. Yokohama expressou sua alegria após a cerimônia, afirmando que um milagre havia ocorrido.
O prêmio máximo do festival, o Urso de Ouro de Melhor Filme, foi concedido a “Dreams (Sex Love)”, dirigido pelo norueguês Dag Johan Haugerud.
- França inicia recrutamento para novo serviço militar voluntário - 13 de janeiro de 2026 11:59 pm
- Ex-presidentes do Fed condenam investigação criminal contra Powell - 13 de janeiro de 2026 11:30 pm
- Koizumi pede união no Indo-Pacífico contra intimidações - 13 de janeiro de 2026 11:17 pm
















