Washington, EUA, 12 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Reuters – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (10) um decreto impondo tarifas de 25% sobre o aço e o alumínio importados, com a medida entrando em vigor a partir de 12 de março. As tarifas para o alumínio passarão de 10% para 25%, uma decisão que reflete a contínua estratégia de Trump de proteger a indústria americana.
Em seu pronunciamento, Trump destacou a importância de produzir aço e alumínio nos Estados Unidos, afirmando que “nossa nação precisa do aço e alumínio feitos na América, não em terras estrangeiras”. O presidente também declarou que essa medida é essencial para o renascimento da produção industrial do país, algo que não ocorre há várias décadas. “É hora de nossas grandes indústrias voltarem para a América”, afirmou.
Durante seu primeiro mandato, Trump já havia imposto tarifas sobre os metais, o que, segundo ele, salvou a indústria do aço americana. No entanto, na administração de Joe Biden, em 2022, foram concedidas isenções para importações de aço do Japão, México, Canadá e Austrália. Agora, essas isenções não serão aplicadas, embora Trump tenha sugerido que poderia fazer uma exceção para a Austrália devido ao superávit comercial que os Estados Unidos mantêm com o país.
Além disso, o presidente indicou que o governo dos EUA está avaliando a possibilidade de impor novas tarifas sobre automóveis, semicondutores e produtos farmacêuticos, como parte de uma estratégia mais ampla para fortalecer a economia interna e reduzir a dependência de importações.
- Pesquisa em Koka busca soluções para estrangeiros - 18 de agosto de 2025 12:29 pm
- Líderes europeus participarão de negociações de paz em Washington - 18 de agosto de 2025 4:46 am
- Trens e voos lotam com retorno do feriado Bon no Japão - 18 de agosto de 2025 1:43 am