Washington, Estados Unidos, 15 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time), Agência Reuters – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou nesta quinta-feira (13) seu desejo de realizar encontros com o presidente chinês Xi Jinping e com o presidente russo Vladimir Putin para discutir a redução do armamento nuclear global. Trump destacou, em uma declaração à imprensa na Casa Branca, que já havia discutido com Putin a importância da desnuclearização e que não vê razão para continuar desenvolvendo novas armas nucleares.
“O fato é que já temos tantas armas nucleares, que poderíamos destruir o mundo 50 ou até 100 vezes”, afirmou Trump, reforçando a necessidade de frear a proliferação de armamentos do tipo.
O presidente também ressaltou que tem boas relações tanto com Putin quanto com Xi, e expressou a esperança de poder, em breve, marcar encontros com ambos os líderes para tratar de uma desaceleração, paralisação e redução das armas nucleares.
Além disso, Trump revelou que, durante as conversas, também proporia que os três países – EUA, China e Rússia – cortassem seus orçamentos militares pela metade, como parte de um esforço conjunto para diminuir a pressão global relacionada à corrida armamentista.
Essas declarações refletem uma postura mais conciliatória de Trump, que busca fortalecer os laços diplomáticos e promover uma abordagem mais controlada em relação ao armamento nuclear, em meio a um cenário geopolítico tenso.
- Papai Noel chega de balão e encanta crianças em Saku - 22 de dezembro de 2025 12:47 am
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm

