Tóquio, Japão – 7 de fevereiro de 2025 – Agência Kyodo – A Nissan Motor expressou sua oposição à proposta da Honda Motor de adquirir todas as suas ações e transformá-la em uma subsidiária integral, colocando em risco a continuidade das negociações de fusão entre as duas gigantes automotivas japonesas.
Em uma reunião realizada na última quinta-feira (6), o presidente da Nissan, Uchida Makoto, informou ao presidente da Honda, Mibe Toshihiro, que muitos membros do conselho da Nissan haviam se mostrado contrários à oferta.
Apesar disso, a Honda já indicou que será difícil continuar as conversações a menos que a Nissan aceite a nova proposta. As duas montadoras estão em negociações desde dezembro do ano passado, com o objetivo de estabelecer uma companhia controladora conjunta. No entanto, Honda alterou os termos e sugeriu agora tornar a Nissan uma subsidiária total, uma mudança que surge em meio ao crescente descontentamento da Honda com a gestão da Nissan.
Fontes próximas à Honda afirmam que a montadora está frustrada com a lentidão da Nissan em reformar sua estrutura e estratégia de negócios, um dos requisitos para o andamento da fusão. A Honda acredita que a Nissan não está adotando a urgência necessária para tomar decisões importantes.
Em resposta, a Nissan criticou a maneira como a Honda tem conduzido as negociações, alegando que a montadora não demonstrou o devido respeito pelas circunstâncias da parceria proposta. O impasse atual coloca em risco o futuro das negociações, e as duas empresas deverão tomar uma decisão final em breve sobre o destino da fusão.
- Coreia do Norte critica envio de bombardeiros B-1B ao Japão - 26 de abril de 2025 7:20 am
- Reino Unido proíbe envio de controles de videogame à Rússia - 26 de abril de 2025 6:37 am
- Inflação em Tóquio atinge maior nível em dois anos - 26 de abril de 2025 6:32 am