Cabul, Afeganistão, 26 de fevereiro de 2025, Kyodo News – O Japão assinou um acordo de 6 milhões de dólares com a agência de refugiados da ONU para apoiar o povo afegão deslocado.
O embaixador do Japão no Afeganistão, Kuromiya Takayoshi, e representantes do ACNUR participaram de uma cerimônia de assinatura na segunda-feira (24) em Cabul.
Kuromiya enfatizou que capacitar os afegãos comuns para que possam alcançar meios de subsistência sustentáveis é fundamental neste momento cada vez mais desafiador.
A Agência de Cooperação Internacional do Japão, ou JICA, e o ACNUR usarão os fundos para lançar um novo projeto de apoio a afegãos deslocados à força, incluindo refugiados que retornam.
Os programas incluirão a construção de instalações de armazenamento refrigerado para o cultivo de vegetais frescos e novos centros de produção de artesanato, como tapetes e tecidos de seda.
A economia do país continua a lutar devido às sanções impostas pelas nações ocidentais desde que o Talibã retomou o poder em 2021.
As preocupações estão aumentando de que a crise humanitária no país piore, depois que o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, suspendeu parcialmente os programas de ajuda externa.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















