Cape Town, África do Sul, Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 – Jiji Press – Ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais das 20 maiores economias do mundo iniciaram uma reunião de dois dias na Cidade do Cabo, África do Sul, nesta quarta-feira (26).
A atenção está voltada para a capacidade do G20 de demonstrar cooperação em relação ao crescimento da economia global, em sua primeira reunião após o início do governo do presidente dos EUA, Donald Trump. Trump anunciou novas medidas tarifárias e sugeriu a retirada dos EUA de acordos e negociações fiscais globais.
Espera-se que os participantes discutam como responder à economia global cada vez mais incerta e às novas regras para a tributação internacional, como a imposição apropriada de impostos sobre gigantes de TI que prestam serviços além das fronteiras nacionais.
Na reunião anterior, em outubro, os líderes financeiros do G20 concordaram com as “boas perspectivas de um pouso suave da economia global”.
Quanto à tributação internacional, o Japão pretende defender a necessidade de estabelecer novas regras para manter a concorrência justa entre as empresas e quer liderar a discussão.
No entanto, com a expectativa de que o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, não compareça à reunião, permanece incerto até que ponto os participantes poderão ter discussões substanciais.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















