Ehime, Japão – 11 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência de Notícias Kyodo – Uma cerimônia memorial foi realizada em Ehime, no oeste do Japão, para homenagear as vítimas do trágico acidente marítimo envolvendo o barco de treinamento Ehime Maru e o submarino nuclear dos Estados Unidos, USS Greeneville, ocorrido há 24 anos.
O incidente aconteceu em 10 de fevereiro de 2001, nas águas ao largo do Havai, quando o submarino colidiu com o barco escolar japonês, resultando na morte de nove pessoas. O Ehime Maru era uma embarcação pertencente à Escola de Pesca de Uwajima, localizada na Prefeitura de Ehime.
Na segunda-feira (10), familiares das vítimas, estudantes e outros membros da comunidade participaram da cerimônia na escola. Todos observaram um momento de silêncio às 8h43 — horário exato do acidente. Durante a cerimônia, um sino recuperado do próprio navio foi tocado nove vezes, em memória das vítimas.
Após a leitura dos nomes das vítimas, o diretor da escola pediu aos alunos que refletissem sobre o ocorrido e sobre o valor da vida. Os participantes então depositaram crisântemos brancos em frente a um monumento erguido em memória dos falecidos e prestaram suas homenagens.
A presidente do conselho estudantil disse que se empenhará para transmitir a memória do acidente às novas gerações de estudantes. Todos os anos, escolas de pesca em todo o Japão realizam eventos para lembrar as vítimas dessa tragédia.
- Ataque russo com drones mata crianças na Ucrânia - 30 de abril de 2025 12:22 pm
- Japão e Coreia do Sul querem fechar acordos com EUA - 30 de abril de 2025 10:38 am
- Trump suaviza impacto de tarifas para montadoras - 30 de abril de 2025 10:29 am