Nova York, Estados Unidos, 12 de fevereiro de 2025 (Japan Standard Time) – Agência de Notícias dos EUA – Um grupo de investidores liderado por Elon Musk fez uma proposta para comprar a OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, por US$ 97,4 bilhões. A oferta foi formalizada na segunda-feira (10) por meio de um advogado de Musk, direcionada à organização sem fins lucrativos que controla a OpenAI, de acordo com o Wall Street Journal.
Musk, que também é fundador da SpaceX e CEO da Tesla, afirmou em uma declaração que “chegou o momento de a OpenAI retornar ao seu foco original, como uma força benéfica e de código aberto voltada para a segurança”. A proposta de Musk parece visar reverter mudanças recentes na estrutura da empresa, que no último mês de dezembro anunciou planos para transitar de uma organização sem fins lucrativos para uma entidade com fins lucrativos.
A OpenAI, conhecida pelo desenvolvimento do ChatGPT, possui uma estrutura única, onde uma organização sem fins lucrativos controla a parte lucrativa da empresa. Essa estrutura permite que a empresa se concentre em inovações tecnológicas sem as pressões tradicionais do mercado.
Em resposta à proposta de Musk, Sam Altman, CEO da OpenAI, fez um comentário irônico na plataforma X (anteriormente Twitter), dizendo: “Sem obrigado, mas podemos comprar o Twitter por US$ 9,74 bilhões se você quiser.” Musk, que adquiriu o Twitter em 2022, respondeu com um simples “Trapaceiro” em um post na mesma rede social, indicando a continuidade das tensões entre os dois.
A proposta de Musk pode ter implicações significativas para o futuro da OpenAI e seu modelo de negócios, além de trazer à tona novas discussões sobre o controle das grandes inovações em inteligência artificial.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am