Kabul, Afeganistão, 17 de fevereiro de 2025 (AFP) – Uma delegação de altos funcionários do governo interino do Talibã, no Afeganistão, partiu para o Japão em uma visita de caráter diplomático. A informação foi confirmada pelo vice-ministro da Economia, Latif Nazari, em suas redes sociais no sábado (15). A delegação deve chegar ao Japão no domingo (16), marcando a primeira visita oficial ao país asiático por membros do governo talibã desde que o grupo retomou o poder no Afeganistão em 2021.
Segundo fontes diplomáticas afegãs, a visita foi organizada com o apoio da Fundação Nippon, e os delegados têm o objetivo de trocar opiniões e estabelecer um diálogo com as autoridades japonesas. Nazari declarou em suas redes sociais que o Talibã busca um “engajamento digno” com a comunidade internacional, com o intuito de se tornar um membro forte e ativo no cenário global.
Embora nenhum país tenha reconhecido o Talibã como um governo legítimo, devido à repressão dos direitos das mulheres e às restrições de acesso à educação e emprego, o governo interino parece esperançoso de que a visita possa resultar em mais apoio e investimentos para o Afeganistão. O país enfrenta dificuldades econômicas graves, exacerbadas pelas sanções impostas por nações ocidentais.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am