Pyongyang, Coreia do Norte, 4 de fevereiro de 2025 (KCNA) – O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte condenou nesta segunda-feira (3) o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, por ter classificado o país como um “estado vilão” em uma recente entrevista à mídia.
Esta é a primeira vez que Pyongyang critica nominalmente um integrante do novo governo do presidente Donald Trump. A declaração de Rubio foi feita em 30 de janeiro, quando ele afirmou que “é necessário lidar com estados vilões como Irã e Coreia do Norte”.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano divulgou um comunicado oficial, classificando as palavras de Rubio como uma “provocação política” e reforçando que a política hostil dos EUA em relação ao país continua inalterada.
O comunicado também enfatizou que Pyongyang não ignorará provocações dos Estados Unidos e tomará medidas de retaliação apropriadas.
Além disso, o Instituto para o Desarmamento e a Paz, ligado ao governo norte-coreano, criticou a política da administração Trump de reforçar os sistemas de defesa antimísseis dos EUA. O instituto declarou que o atual cenário global de segurança exige que a Coreia do Norte continue o desenvolvimento de suas capacidades de autodefesa, com foco na dissuasão nuclear.
- Trump anuncia tarifas de 25% sobre carros importados - 20 de fevereiro de 2025 6:10 am
- Homem é condenado a 10 anos por ataque contra o ex-primeiro-ministro Kishida - 20 de fevereiro de 2025 6:03 am
- Soldado norte-coreano capturado na Ucrânia revela desinformação - 20 de fevereiro de 2025 5:37 am