Gaza, Faixa de Gaza, Israel, 20 de janeiro de 2025 (Agência de Notícias Times of Israel) – O Exército de Israel anunciou que o grupo islâmico Hamas libertou, no domingo (19), três reféns israelenses em um acordo mediado pela Cruz Vermelha. Este foi o primeiro ato de libertação de reféns dentro do mais recente pacto de cessar-fogo entre as partes.
Segundo informações oficiais, os reféns serão entregues às forças militares israelenses na Faixa de Gaza, após a intermediação inicial da Cruz Vermelha.
Mais cedo, o Hamas identificou três mulheres israelenses como as primeiras a serem liberadas sob os termos do acordo firmado.
O cessar-fogo, com duração inicial de seis semanas, começou por volta das 11h15 (horário local) no domingo, após um atraso de quase três horas em relação ao horário originalmente previsto. A trégua é fruto de um acordo entre Israel e Hamas, que estipula, entre outros pontos, a libertação de 33 reféns pelo grupo, sendo que do total 10 estão mortos.
O acordo foi recebido com alívio por famílias de reféns e organizações humanitárias, que veem a medida como um avanço nas negociações para mitigar os impactos da crise humanitária e do conflito na região.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am